Quality Assurance

Desde 2007 comecei a atuar, paralelamente ao trabalho de criação de sites e lojas virtuais, com levantamento, criação e aplicação de processos, para a OESP Mídia, uma empresa do Grupo O Estado de S. Paulo. A necessidade que a empresa tinha encontrou uma facilidade natural minha: a de procurar resolver problemas de forma lógica, ordenada e principalmente empática, ou seja, colocando-se no lugar dos envolvidos.

De lá para cá, me aprofundei nessas questões, realizando cursos na Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e tendo sido Gerente de Processos na Dualtec, empresa da qual fui sócio e que foi adquirida pelo Grupo Folha. Uma vez lá dentro, dessa vez na unidade de negócio UOLDIVEO, assumi o cargo de Especialista em Processos.

Trabalhar com Processos, e por consequência com Quality Assurance, permite ao organismo (seja ele uma empresa, uma instituição sem fins lucrativos ou até mesmo uma pessoa ou família) atuar nas suas funções com mais desenvoltura, gastando menos recursos possíveis. É a otimização do trabalho e da realização de tarefas, seja ela qual for, da forma mais prática e econômica possível.

Quem contrata uma consultoria em Processos ou Quality Assurance normalmente está à procura de:

  • Entender o que está acontecendo com seu negócio, especificamente com os processos internos
  • Corrigir erros graves que atualmente atrapalham o andar dos negócios ou a imagem da instituição
  • Melhorar a performance de sua atuação, como indivíduo ou como parte de um todo
  • Redesenhar os processos atuais, melhorando-os para uma realidade mais atual e prática
  • Implantar novos processos, após redesenhá-los
  • Utilizar métodos de medição de performance, que indicarão se os processos estão corretos ou se precisam de novos acertos

 

Comments are closed.