WELCOME TO LEBANON
“Welcome to Lebanon” foi a frase que eu ouvi dos Oficiais de Imigração em Beirute quando finalmente, após 15 minutos de entrevista tensa, fui autorizado a entrar no país. Veio acompanhado de um estampido duro e seco do carimbo contra o meu passaporte e marcou o início de uma jornada ao país mais distante culturalmente do meu que eu tive a oportunidade de conhecer até hoje.
Língua e alfabeto diferentes dos meus, tradições reconhecidas mas nunca vividas localmente (afinal, a colônia Libanesa no Brasil é bastante representativa), o Islamismo convivendo com o Cristianismo lado a lado sem maiores tensões e a variedade Histórica e Arquitetônica que se abria diante de minha câmera: o moderno e contemporâneo ao lado do medieval, por sua vez ao lado do que foi outrora parte do Império Romano, e assim por diante. Imaginei um Líbano e conheci um mundo inteiro encerrado em um único país.
Ao final de tanta beleza e riqueza histórica, de conhecer um povo amável, a gente até esquece que a primeira pergunta que os Oficiais de Imigração fizeram foi “o senhor está ciente de que o Líbano está em guerra declarada com Israrel?”. Essa adrenalina, admito, bateu muito tempo depois, quando eu já estava de volta ao Brasil.
FICHA TÉCNICA:
- Projeto: Welcome to Lebanon
- Técnica: Fotografia Digital com pós produção
- Ano: 2019
- Local: Beirute, Baalbek, Sídon, Tripoli, Biblos e Anjar
- Acervo: 653 fotos
- Esta exposição: 54 fotos
AGRADECIMENTO e DEDICATÓRIA:
- Ao Alexandre Mutran, amigo e irmão que eu tenho o privilégio de ter ao meu lado e que me acompanhou ao país de suas origens e proporcionou até hoje a maior aventura histórica e fotográfica que eu pude vivenciar.